O verão é sempre sinônimo de muito calor, mas também de muita chuva. As tempestades típicas dessa época do ano aumentam os riscos de alagamentos, deslizamentos, além dos perigos ocasionados pelos raios e ventos fortes. A Defesa Civil realiza um trabalho preventivo para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas. Porém, é preciso que todos estejam sempre atentos e saibam o que fazer para lidar durante essas situações.
De acordo com Daniel Onias, chefe da Defesa Civil, a primeira orientação que os moradores devem seguir é se cadastrarem para receber o alerta meteorológico enviado pela Defesa Civil Estadual. Basta mandar um SMS para o número 40199, informando o CEP, que já passam a ficar sabendo antecipadamente da aproximação de tempestades ou de chuvas mais intensas.
RAIOS E VENTOS FORTES
Durante os temporais, um dos grandes perigos são os raios. “Se ouvir trovoadas ou perceber nuvens mais escuras, é preciso deixar locais abertos como praias e campos de futebol, por exemplo”, explica Onias. Nesse caso, o recomendado é se proteger em edifícios. É importante também não realizar deslocamentos e se abrigar durante vendavais. “Evitar deixar carros embaixo de árvores e não ficar na rua porque os ventos podem causar derrubada de objetos dos prédios, placas e fios”.
ENCHENTES
Percebendo indícios de alagamento, também é importante evitar o deslocamento nas vias públicas, já que as ruas e avenidas podem ter buracos e desníveis, ocasionando acidentes. Se a pessoa não estiver em casa, é necessário esperar a água baixar. “Deve-se evitar o contato com a água, pois pode estar contaminada e provocar doenças”, diz Onias. Dentro das residências, a orientação é fechar portas, janelas e o registro de entrada de água, proteger e elevar móveis, desligar aparelhos elétricos para evitar curtos-circuitos e colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.
DESLIZAMENTOS
Uma das grandes preocupações durante as fortes chuvas são os deslizamentos nos morros e os moradores de áreas de risco precisam estar bastante atentos. “Trincas no solo, na parede de casa ou no quintal, estalos em rochas, troncos de árvores ou postes começando a se inclinar e o surgimento de águas mais barrentas que o normal, a recomendação é deixar a casa, procurar um lugar seguro e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199”.
Frente fria pode ocasionar chuvas fortes
Nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3), as temperaturas seguirão um patamar elevado em Santos, com chance de ocorrências de chuvas isoladas. Porém, entre quinta (4) e sexta (5), a aproximação de uma frente fria deve ocasionar chuva com intensidade mais forte.
De acordo com o Serviço de Meteorologia da Defesa Civil, espera-se que esse novo sistema comece a atuar com precipitações na forma de pancadas, mas poderá também ocorrer chuva persistente, principalmente na sexta-feira.