As primeiras imunizadas foram as servidoras da área de saúde Zenira de Mello e Silva, 66 anos, e Sônia Maria Ramos, 72 anos.
Enfermeira do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal e há 16 anos atuando em São Vicente, Zenira conta que estava ansiosa para a chegada e a aplicação da vacina.
“A expectativa foi grande, porque trabalhamos na linha de frente durante a pandemia e era muito esperada por todos os profissionais. Esperamos que agora haja uma diminuição de atendimentos e, consequentemente, no número de mortes”.
A auxiliar de enfermagem, Sônia Maria, foi a segunda a ser imunizada. Servidora há 26 anos da rede municipal, ela atua na mesma unidade que Zenira, atendendo as salas de emergências. “Estou muito feliz e emocionada por receber essa vacina, que é para o bem de todos. Houve muitas perdas de familiares e amigos conhecidos para os moradores da Cidade, então é uma grande felicidade receber essa vacina aqui em São Vicente”.
Momento de esperança
A secretária de Saúde, Michelle Santos, salientou que o momento é de esperança para a população brasileira e para os vicentinos.
“É um dia muito feliz para a ciência e o Sistema Único de Saúde (SUS). É o início de uma retomada à normalidade. Durante esse ano vamos desenvolver uma logística de imunização, mantendo todos os protocolos de segurança, até que possamos atingir a maioria da população”.
Presente para a Cidade
Para o prefeito Kayo Amado, o início da imunização na semana de aniversário de São Vicente é um presente para a cidade.
“A vacina contra a Covid-19 é o presente que todos mais desejavam na semana do nosso aniversário, que é comemorado no dia 22”, pontuou o prefeito. “Nada é mais forte que a conscientização que a vacina traz. Que possamos levar essas duas primeiras ‘picadinhas’ como um fôlego, mantendo ainda todos os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus, mas com esperança renovada de que em breve voltaremos à normalidade”.