Instalada há apenas 18 dias no calçadão da orla do Bairro Tupi, em Praia Grande, uma das estruturas do projeto Marco PG sofreu ato de vandalismo na noite da última segunda-feira (4) e parte da escultura foi quebrada. A manutenção já foi iniciada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e deve ser concluída no final da tarde desta terça-feira (5). O projeto Marco PG conta com 17 esculturas representando os principais pontos turísticos da Cidade para que as pessoas possam tirar fotos e levar uma lembrança do Município para onde forem. São marcos com o símbolo da Cidade, o “PG”, além do nome do equipamento ou bairro.
Além disso, na noite de 1º de janeiro, o busto metálico homenageando o emancipador Roberto Andraus, localizado na praça de mesmo nome, no Bairro Ocian, também foi vandalizado com tintas. O local já foi limpo pela Sesurb.
A secretária de Serviços Urbanos de Praia Grande, Soraia Milan, destaca que tais ações trazem muitos problemas a todos. “O tempo e possíveis custos despendidos nessas manutenções causadas por esses criminosos poderiam ser gastos em melhorias urbanas para toda a população. Pedimos a todos que caso testemunhem coisas assim, denunciem o mais rápido possível”.
As câmeras de monitoramento do entorno estão sendo verificadas para tentar identificar os responsáveis, mas a Prefeitura orienta que a população pode ajudar realizando denúncias de vandalismo para a Guarda Municipal, no telefone 153, ou Polícia Militar, através do 190. A pessoa flagrada cometendo atos de vandalismo em espaços públicos responderá por danos ao patrimônio, arcando com as sanções previstas no código penal pelo ato.