No primeiro fim de semana de 2021, apenas duas vans foram abordadas pelas equipes das barreiras sanitárias montadas pela Prefeitura de Santos no Saboó, entrada da Cidade. Os veículos foram autorizados a entrar no Município após comprovarem o transporte de pacientes à Santa Casa. Já em frente ao Emissário Submarino, no José Menino, não foi preciso fazer abordagem.
Desde 28 de novembro, quando voltaram a ser realizadas aos fins de semana e feriados, 112 veículos, entre vans, micro-ônibus e ônibus foram abordados nas barreiras. Desses, 37 não foram autorizados a entrar na Cidade e receberam orientações da Guarda Civil Municipal para retornaram aos seus locais de origem. Os demais foram autorizados por comprovarem motivos de trabalho e saúde.
“O trabalho alcançou o objetivo. Não tivemos registro de aglomeração justamente nos dias em que há significativo aumento de turistas. Isso demonstra que as pessoas atenderam as orientações passadas ao longo da semana e que funcionou corretamente a ação da GCM, PM e demais órgãos de fiscalização”, disse o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel Jr.
As barreiras sanitárias fazem parte da estratégia para evitar aglomerações nas praias e a disseminação da covid-19. A ação, realizada com apoio da Secretaria de Turismo, Polícia Militar e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), impede a passagem de ônibus, vans e micro-ônibus de turismo não autorizados. Vale lembrar que, desde final de novembro, a Prefeitura não concede novas autorizações para veículos com turistas de um dia.